Oração
E as OUTRAS COISAS sobre a face da terra são criadas para o homem, para o ajudarem a conseguir o FIM para que é criado.
PRINCIPIO DO EQUILÍBRIO (ou do ver tudo com os olhos de Deus e não do meio termo)
Donde se CONCLUI que o homem há-de usar delas TANTO QUANTO o ajudarem para o seu fim, e abster-se delas TANTO QUANTO (na medida em que) disso o impeçam... Se usa MAL por defeito ou por excesso, abusa.
Neste projecto que é de Deus, o homem não pode relacionar-se com as pessoas e situações segundo o seu egoísmo ou capricho, mas sim segundo o critério da sua finalidade e verdadeiro Bem.
É a chamada regra de ouro do "tanto...quanto”.
Santo Inácio como recorda a relatividade do mundo presente. Não a oposição entre o importante e o relativo. Ao importante opõe-se o insignificante; ao relativo opõe-se o absoluto. Tudo é bom, mas tudo é relativo, temporário, destinado a terminar.
É importante preparar oração. Se tivermos um texto bíblico, ler o texto e procurar entender o que ele nos quer transmitir. Escolher e fixar os pontos que mais podem ajudar no encontro com Deus.
Nesta etapa, poderemos reflectir deste modo: As coisas são um meio, não são um fim.
O sofrimento é doloroso, mas passageiro, mesmo que prolongado; a alegria deste mundo é boa, mas não definitiva; os bens materiais são bons, mas acabam.
Apesar de boas em si mesmas, as "coisas" nem sempre, pelo uso que delas fazemos, são caminho para a vontade do Pai: o Amor.
Continuo a pedir a capacidade de me ver em Deus, e a partir daí me relacionar com todas as coisas, escolhendo o que mais me conduz à verdadeira realização.
Texto de apoio - Mt.6, 25-30
25«Por isso vos digo: Não vos inquieteis quanto à vossa vida, com o que haveis de comer ou beber, nem quanto ao vosso corpo, com o que haveis de vestir. Porventura não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestido? 26Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam nem recolhem em celeiros; e o vosso Pai celeste alimenta-as. Não valeis vós mais do que elas?
27Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?
28Porque vos preocupais com o vestuário? Olhai como crescem os lírios do campo: não trabalham nem fiam! 29Pois Eu vos digo: Nem Salomão, em toda a sua magnificência, se vestiu como qualquer deles. 30*Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã será lançada ao fogo, como não fará muito mais por vós, homens de pouca fé?
Nota- Será útil ver as postagens sobre EE
Comentários