Uma semente que cresce

Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Arranca-te daí e vai plantar-te no mar, e ela obedecer-vos-ía.  (Lc 17, 6)


Tão simples e tão pequenino o grão de mostarda, tão frágil na sua pequenez mas acreditando que vai crescer numa relação justa e simples com o ambiente que o cerca… e Jesus fala-me dele dizendo-me que na fé existe simplicidade, existe um coração que se abre ao “outro” a qualquer outro. Acontece em mim como um dom e um desejo de ser e viver para o amor e por amor. 
Convida-me a encontrar Deus em tudo e deixar-me surpreender pelos limites da fragilidade e das dores tão incómodas por vezes, mas ao mesmo tempo pela força que brota do meu desejo de amar e acreditar no amanhã.


Deixo a foto de um campo de mostarda e uma reflexão que me chegou e não resisto em partilhar pela sua verdade e beleza poética mas simples. 

«Oiço bater à porta. Serás tu ainda? Que fruto trazes nas tuas mãos despidas? Um balde? O mar? O mar num balde? As rochas a estalar? O lume a arder em febre? Uma estrela cadente envolta em neblina?
Trazes a história de uma semente pequenina, microscópica. Dizes, para espanto meu, que, lançada à terra, dela nascerá uma árvore grande, em cujos ramos vêm abrigar-se os pássaros do céu, fazendo dela uma lareira carregada de alegria. E dizes, outra vez para espanto meu, que a FÉ tem o tamanho e o virtuosismo dessa semente pequenina, que semeada no meu coração e no coração do mundo pode desenraizar o que nos parece seguro, sólido, assegurado, fazer ruir os nossos cálculos mais estudados, fazer florir o alcatrão das nossas estradas, fazer sorrir a nossa história desgraçada, arrancar embondeiros, plantar no mar aquilo que parece só poder viver na terra».
D. António Couto

Comentários

Paulo Costa disse…
Belíssima partilha! Obrigado, Alice.Abraço fraterno.

Mensagens populares deste blogue

O Lava-pés e nós

SE ME AMAS, NÃO CHORES