A experiência de Emaús

Sierger Koder

E quando Se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-n’O. Mas Ele desapareceu da sua presença.
Disseram então um para o outro: «Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?» Levantando-se, voltaram imediatamente para Jerusalém e encontraram reunidos os onze e os seus companheiros, que lhes disseram: «Realmente o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!» E eles contaram o que lhes tinha acontecido e como Jesus se lhes dera a conhecer, ao partir o pão. (do Evangelho de S. Lucas)

A experiência de Emaús

Ao ler este texto e os acontecimentos narrados pelos discípulos de Emaús, retomo a lembrança das aleluias da noite Pascal, que marcaram com emoção o momento do Glória. Faço desse momento “memória agradecida!” (E.E. Inácio de Loiola).

Sim, Jesus Ressuscitou, está vivo em mim, está vivo nas pessoas que me rodeiam, habita na minha casa, nas ruas da minha cidade… Mora em cada realidade da minha vida!
Como os discípulos faço experiências de desilusão e de falta de fé, mas também de caminhar na presença do Senhor Ressuscitado e de O tocar naquilo que penso e vejo, naquilo que faço e amo e… particularmente de me deixar tocar pelo afeto e pelo Mistério reconhecido simplesmente pelos sinais.  Fecho os olhos por momentos e tudo faz sentido. Tomo consciência que, desde sempre, Jesus se faz presente no meu caminho, tornando-o mais suave. Sinto agora o toque de cada bênção recebida porque nela, é Ele que se Dá. É Ele que me convida a refazer o caminho de Emaús.

No regresso…recolho a luz ténue do dia que termina e peço a graça de um olhar purificado, sobre cada realidade que me rodeia, porque Ele, o Senhor, renova tudo o que em mim perdeu a vida, fortalece todas as incertezas, acalma todos os medos, dá sentido a todas alegrias.

E, neste Senhor que assim se inclina para se dar em Alimento, eu sei que posso confiar e confiar-me  dizendo: Meu Senhor e meu Deus! Assim me encontras hoje, agradecida…  





Comentários

Marcelo de Paula disse…
Quão maravilhoso é reencontrar tuas palavras que sempre me acalentam e me fazem desejar caminhar com o Homem de Emaús.

Mensagens populares deste blogue

O Lava-pés e nós

SE ME AMAS, NÃO CHORES