Construindo o Presépio

Olhemos o cenário dos acontecimentos do mundo e o acontecimento tão desapercebido do nascimento do Salvador...Para o podermos fazer verdadeiramente, precisamos de ter o coração aberto para sentir e ver a grandeza das pequenas coisas.
Por isso no meio do burburinho, das luzes é importante colocar Jesus em primeiro lugar e encontrar forma de dar atenção a detalhes, que tornam a celebração do Natal mais significativa para toda a família. O empenho na construção de um "Presépio Espiritual", poderá ser uma oportunidade para criarmos espaço para Deus.


Muitas vezes o drama de viver o Natal é mesmo a falta de espaço. Quando não há espaço para o homem também não o há para Deus. O desafio é portanto dar espaço: Acolher Deus e o Homem.

(Mandaram-me por email esta proposta, por isso aqui a coloco, desejando também eu poder fazer diáriamente este caminho e este percurso até ao presépio)
Dia 1 - ESTÁBULO - Ofereça o seu coração a Jesus. Peça-Lhe para fazer dele a sua Casa.
Dia 2 - TELHADO - Evite acções contra o próximo. Assim, a cobertura do estábulo estará em boas condições, para que o Menino Jesus fique protegido.
Dia 3 - FENDAS – Esteja atento aos sentidos e proteja-os contra as tentações. Feche as fendas nas paredes do estábulo, para que o vento e o frio não entrem.
Dia 4 - TEIAS DE ARANHA - Modere o desejo excessivo de ser elogiado. É uma forma de limpar as teias de aranha do seu presépio espiritual.Dia 5 - VEDAÇÃO - Construa uma vedação em volta da manjedoura do seu coração, mantendo vigilância sobre os olhos, especialmente na oração.
Dia 6 - MANJEDOURA – Abstenha-se do conforto e de divertimentos excessivos. Arranje o melhor e mais quente espaço do seu coração, para o bem-estar de Jesus.
Dia 7 - FENO - Domine sentimentos de orgulho, ira ou inveja. É o feno para os animais da manjedoura.
Dia 8 - PALHA – Reabasteça-a de palha macia praticando atos de mortificação, suportando o frio ou o calor sem se queixar.
Dia 9 - FRALDAS - Prepare-as para o Divino Menino, de mãos postas em oração, com atenção e pausadamente.
Dia 10 - COBERTORES - Seja amável e gentil para com todos. Assim, estará colocando em sua manjedoura cobertores macios e quentes.
Dia 11 - COMBUSTÍVEL - Obedeça aos seus pais, professores e autoridades; aquecerá o seu coração.
Dia 12 - ÁGUA - Coloque água fresca e limpa no presépio; esteja sempre ligado.
Dia 13 - PROVISÕES - Evite palavras que não sejam verdadeiras e atos traiçoeiros. Prive-se de algo que gosta, nas refeições.
Dia 14 - LUZ – Limpe e organize-se em sua pessoa e em seus pertences. Mantenha o curral com luz sufuciente.
Dia 15 - FOGO - Aqueça o presépio do seu coração, sendo grato a Deus por ter assumido a natureza humana. Demonstre gratidão também a seus pais, parentes e amigos.
Dia 16 - BOI - Leve o boi para o presépio. Obedeça prontamente e sem perguntar "por quê"?
Dia 17 - BURRO - Conduza o burro também. Ofereça ao Divino Menino a sua força física. Use-a a serviço dos outros.
Dia 18 - PRENDAS - Ofereça alguns presentes para o Divino Menino e sua Mãe. Partilhe seus bens em casa, dê esmolas aos pobres.
Dia 19 - CORDEIROS - Procure deixar na manjedoura alguns cordeirinhos; seja manso e humilde de coração.
Dia 20 - PASTORES - Convide os pastores a prestar homenagem a Jesus. Imite a sua vigilância; convença seus amigos da importância do Natal, porque Jesus nascerá novamente no coração de cada um.
Dia 21 - CHAVE – Coloque chave na porta do estábulo para manter afastados os ladrões. Tire do seu coração todo o mau pensamento, todo o juízo temerário.
Dia 22 - ANJOS - Convide os anjos a adorar a Deus com você. Obedeça cuidadosamente às inspirações do seu Anjo da Guarda e da sua consciência.
Dia 23 - SÃO JOSÉ - Aprenda com o seu silêncio e paciência a suportar recusas e desapontamentos Abra o seu coração e peça-lhe para entrar, com a bem-aventurada Virgem Maria.
Dia 24 – VIRGEM MARIA - Convide Nossa Senhora a visitar a manjedoura do seu coração e peça-Lhe que coloque nele o Divino Menino. Encurte as suas conversas e chamadas telefônicas e passe hoje tempo pensando em Jesus, Maria e José.

Comentários

Anónimo disse…
Alicinha!
Realmente todos temos um grande caminho a percorrer,viver esta época com o espirito que nos é pedido ainda mais,mas na verdade vivê-lo junto de ti apreende-se muito.Não Há dia nenhum que eu não venha ler o teu blog ,mesmo que não tenha novidades,para mim há sempre algo de novo para apreender.Todos os dias agradeço a Deus o ter posto no meu caminho pessoas tão bem formadas com tanto Amor ,Generosidade,Respeito e acima de tudo uma grande preocupação pelos outros,UM GRANDE CORAÇÂO.OBRIGADO
Por isso e por muito mais vou-te transcrever um pensamentoque li hoje e o qual dedico a ti porque quando o li ,e antes de abrir o teu blog ,lembrei-me logo de ti:

Senhor,tu és o meu Deus ,és o meu Senhor,e nunca Te vi.Tu criaste-me e recriaste-me,tu me rodeas-te de todos os bens que possuo e ainda não Te conheço.Tu me fizeste a fim de que te visse e ainda não realizei o meu destino.Buscar-Te-ei com o meu desejo e desejar-Te-ei na minha busca.Encontrar-Te-ei amando-Te e amar-Te-ei quando te encontrar.

Espero que gostes
um grande beijinho
falconeti

Mensagens populares deste blogue

O Lava-pés e nós

SE ME AMAS, NÃO CHORES