Ainda o silêncio


"Principio e Fundamento" (EE, nº. 23)



"O homem é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus nosso Senhor e mediante isto salvar a sua alma.”
PRINCIPIO DE FINALIDADE (ou do Amor criador, salvador, dinâmico; tudo para o Bem da pessoa humana).

O HOMEM é criado para amar e ser amado. Ou, como diz a Bíblia, para ser "imagem e semelhante a Deus" (Gén 1, 26-31). Ou ainda de outro modo, para louvar, servir e reverenciar a Deus nosso Senhor, e mediante isto salvar a sua alma.
E as OUTRAS COISAS sobre a face da terra são criadas para o homem,, para o ajudarem a conseguir o FIM para que é criado.

Existir é ser amado
Dependo do Amor criador de Deus, contínuo, gratuito, livre.
"Foi Ele que me amou primeiro" (1 Jo 4,19). Deus aceita-me, gosta de mim como sou.
O Amor é a finalidade última do homem. Louvar, Reverenciar, Servir e Respeitar Deus, é sempreuma forma de realização da pessoa humana.
Diversas vezes tenho passado por estas etapas dos E.E. (exercicios espirituais). E o que agora me disponho a dizer é a minha visão e o meu modo de sentir estas coisas...

Convido-vos a experimentar!

Costumo tomar muitas notas e por vezes com algumas variantes, porque de cada vez experimento e vivo de forma distinta estes momentos.
Existo porque Deus me ama.... E ama-me tal como sou!
Esta certeza ajuda-me a olhar a minha vida recordando as situações em que experimentei de modo mais forte este amor.
Peço sempre o entendimento, cada vez maior, para perceber que é deste modo que sou criada, sabendo que saboreando este amor de Deus por mim, desencadeará o meu amor pelos outros, sobretudo por aqueles com quem convivo no dia a dia.

Textos de apoio - I João 4, 7-10,16
Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e chega ao conhecimento de Deus. 8*Aquele que não ama não chegou a conhecer a Deus, pois Deus é amor. 9*E o amor de Deus manifestou-se desta forma no meio de nós: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que, por Ele, tenhamos a vida. 10*É nisto que está o amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele mesmo que nos amou e enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.
16*Nós conhecemos o amor que Deus nos tem, pois cremos nele. Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Lava-pés e nós

SE ME AMAS, NÃO CHORES